GELATO ITALIANO - QUE MARAVILHA!!!

Qual a diferença entre o Gelatos italianos e os sorvetes fabricados em massa?

Voltei da Itália este mês e fiquei apaixonada pelos Gelatos, consumia duas vezes por dia!

 (Loja em Veneza no bairro Cannaregio na Strada Nova, bem pertinho do Hotel)


Bem, por curiosidade fui pesquisar sobre os sorvetes e descobri que é criação dos chineses, acredita-se que esta delícia tenha sido criada há mais de 3 mil anos, com uma base feita de neve, mel, frutas e gema de ovo. Posteriormente a mistura foi chamada pelos árabes de Sberbeth e, mais tarde, se transformou nos famosos sorbets, a versão com água da iguaria.

Mas, foi no país da bota que a calda gelada foi acrescida de leite e passou a ser produzida em uma máquina chamada de mantecadora, dando origem ao gelato consumido nos dias de hoje.

Na Itália, o gelato é considerado não só uma sobremesa, mas um produto completo para a alimentação, já que contém proteínas, açúcares e leite, podendo ser tomado a qualquer hora do dia e em qualquer época do ano! A paixão italiana por sorvete é tão grande que o consumo é cerca de três vezes maior que no Brasil, onde são ingeridos aproximadamente 6 litros per capita por ano, segundo a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes - ABIS. Curiosamente, são os neozelandeses que estão no topo deste ranking, com 24 litros per capita por ano, de acordo com dados divulgados pela Unilever, em 2013.

Mas o que torna o gelato italiano tão especial? O gelato italiano é produzido artesanalmente, diariamente, com ingredientes frescos. É conservado em temperatura diferente dos sorvetes produzidos em massa para garantir a cremosidade. O gelato italiano é servido entre -12 e -14 graus.

Já os sorvetes que estão à venda nos supermercados usam a mesma base líquida do gelato, mas os sorvetes industrializados têm uma quantidade maior de água, por isso o gosto é diferente. E como precisam ter maior durabilidade, são congelados de -20°C até - 25°C, perdendo um pouco a cremosidade.

Bem, os gelatos que mais gostei na Itália são os da Grom das fotos lá em cima (você encontra em qualquer grande cidade italiana) e o da sorveteria Bar que fica no final da Ponte Vechio, na Via Calimala, em Firenze (lá os sorvetes são decorados com os pedaços das frutas), tomei de vários sabores, mas fiquei surpresa com o de melão porque parecia que eu estava comendo a própria fruta, o de chocolate meio amargo é uma coisa dos Deuses! Olhem as fotos da sorveteria Bar em Firenze abaixo.






Não poderia deixar de destacar a Gelateria Dondoli, considerado por vários anos consecutivos como o melhor do mundo! É muito bom!

Seu proprietário, Sergio Dondoli é o mestre-sorveteiro da "Gelateria di Piazza", localizada na Piazza della Cisterna em San Gimignano, conhecida em todo o mundo e visitada por um grande número de famosos e celebridades. Tem sempre uma fila enorme na porta!





Você sabia?

A história de fazer sorvete é tão séria na Itália que lá existe uma Universidade em Bolonha que ensina como se produz o Gelato. Ela foi fundada pela principal fabricante de maquinário para gelateria, a Carpigiani. 

Nota: Estou pesquisando sobre Cascais, Portugal (provavelmente será a próxima viagem) e descobri que lá há uma sorveteria que também tem a fama de ser o melhor gelato do mundo: Santini, é claro que vou conferir e depois conto para vocês! Caso alguém conheça, escreva nos comentários.

Arrivederci!



0 comentários:

Postar um comentário

 

Quem sou eu

Minha foto
Olá! Seja bem-vindo ao meu blog! Meu nome é Gilcea, mas pode me chamar de Gil. Sou carioca, administradora e advogada, embora viva no Brasil, sou apaixonada pela Europa! Adoro viajar, adoro descobrir coisas novas, adoro vinho, adoro gastronomia, e, como podem perceber, amo a Itália!!! Considero que a felicidade e viajar estão diretamente relacionados, por isso decidi dividir com vocês as minhas experiências. Espero que gostem!