SANTUÁRIO DE FÁTIMA

FÁTIMA

A fama de Fátima como local de peregrinação transformou esta cidade num dos destinos mais procurados de Portugal, atraindo milhares de peregrinos e visitantes todos os anos.

O santuário é um lugar enorme! Se compararmos com a Praça São Pedro, no Vaticano, possui mais ou menos o dobro de tamanho.




Situada a norte de Lisboa, perto da cidade de Leiria, Fátima é um dos centros religiosos mais estimados do mundo, onde os três pastorinhos alegadamente testemunharam a aparição de Nossa Senhora, a 13 de Maio de 1917. Os seus nomes eram: Lúcia de Jesus Rosa dos Santos (de dez anos), Francisco Marto (de nove anos) e Jacinta Marto (de sete anos).



Reza a lenda que “uma senhora mais brilhante que o Sol” surgiu perante as três crianças, alertando-as da importância de rezar e dizendo-lhes que iria aparecer novamente naquela mesma data e hora durante cinco meses consecutivos. Teria também prometido revelar a sua identidade e realizar um milagre no dia da sua última aparição.

Nos meses seguintes, Nossa Senhora revelou três profecias às crianças. No dia 13 de Outubro, na hora indicada, cerca de 70.000 pessoas reuniram-se para assistir à última aparição. À medida que as pessoas oravam, Nossa Senhora apareceu e realizou aquele que ficou conhecido por “Milagre do Sol”: o Sol começou a girar velozmente como uma bola de fogo e a chuva intensa que até então tinha caído cessou e as roupas das pessoas ficaram milagrosamente secas.




Qual é a melhor época para visitar Fátima:

A época mais indicada para visitar Fátima é durante os dias das peregrinações, a 13 de Maio e de Outubro, período em que os peregrinos enchem as ruas, ansiosos por cumprir as promessas feitas a Nossa Senhora ou por viver o ambiente espiritual único sentido nestas ocasiões. Mas, se o seu interesse é conhecer o Santuário com mais tranquilidade, participar da celebração de uma missa, aí sugiro ir em outra data, eu fui em julho de 2013 e não estava cheio, pude andar tranquilamente por todo o Santuário.

Visite a imponente basílica neoclássica que se ergue no coração do Santuário de Fátima e os túmulos dos três pastorinhos que se encontram no seu interior. A pequena Capela das Aparições também merece uma visita, já que marca o local das aparições de Nossa Senhora de Fátima. Não perca a grande seção do Muro de Berlim situada junto à capela (símbolo do fim do Comunismo, revelado como um dos segredos de Fátima) e visite as casas dos três pastorinhos na vila de Aljustrel. Percorra a Via Sacra – um dos percursos mais populares de Fátima, que conduz os peregrinos pelas 14 capelas que representam as diferentes estações da Paixão de Cristo.

O lugar mais procurado e onde se podem observar as maiores demonstrações de fé é a Capela das Aparições. Era ali que estava a azinheira sob a qual a Virgem apareceu. A árvore acabou sendo destruída pelos próprios peregrinos, que arrancavam seus galhos. Hoje, em seu lugar, está a famosa imagem de Nossa Senhora. Ali ocorrem missas várias vezes ao dia em diferentes idiomas e, ao seu lado, está uma área onde são acesas centenas de velas diariamente. É impossível ignorar o hipnotizante som dessas velas ardendo e derretendo misturado ao sussurro das orações.



Além da Capela das Aparições, em 2007 foi inaugurada a gigantesca Basílica da Santíssima Trindade, que consegue receber cerca de 8.000 pessoas de uma só vez, já que a Basílica de Nossa Senhora de Fátima (1953), onde estão enterrados os 3 pastorinhos, já não conseguia dar conta de receber tantos fiéis.

Não há muito mistério sobre o que visitar em Fátima ou como ir de um lugar ao outro, pois todos os locais acima estão um ao lado do outro, então, uma vez chegando até à praça do Santuário, é só escolher o que quer fazer primeiro.

Como chegar em Fátima:

Se seu objetivo for chegar à cidade utilizando o transporte público, faça isso de ônibus, já que a rodoviária de Fátima fica a pouco mais de 10 minutos de caminhada do Santuário, enquanto a estação de trem se localiza a 23 km de distância. Os ônibus que partem de Lisboa saem do terminal Sete Rios (você chega até lá de metrô, descendo na estação Jardim Zoológico). O primeiro horário de ônibus em direção à Fátima sai às 07:00 e o último de retorno parte às 20:30. O percurso leva em torno de 1 hora e 30 minutos. O site da empresa é http://www.rede-expressos.pt/

Já para quem vai de carro, pegue a auto-estrada A1, pois o acesso para Fátima é bem sinalizado e não se gasta mais do que uns 5 minutos até a cidade. Fátima fica a 130 km de distância de Lisboa, 85 km de Coimbra e 200 km do Porto. Para quem está fazendo uma viagem  entre Lisboa e o Porto, que foi o meu caso,  é uma ótima opção de passeio, já que Fátima fica bem no meio do caminho. Para quem quer fazer apenas um bate e volta, procure conjugar a visita com outros lugares, como Óbidos, Batalha, Nazaré ou Alcobaça, pois a visita a Fátima, em geral, não leva mais do que 3 horas. Quanto ao carro, não se preocupe com estacionamento, pois são enormes, e quando fui em 2013, eram gratuitos.


Ao organizar seu roteiro de viagem à Portugal, não deixe de ler todas as nossas dicas de Portugal, conheça o nosso “Roteiro de 3 dias em Lisboa” e o “Roteiro para o Porto”, além de  conhecer a linda Viseu!

Veja os links sobre Portugal abaixo ou vá até a página onde estão todos os links com os roteiros já publicados pela Europa:


Página com todos os roteiros já publicados:



 Boa viagem!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Quem sou eu

Minha foto
Olá! Seja bem-vindo ao meu blog! Meu nome é Gilcea, mas pode me chamar de Gil. Sou carioca, administradora e advogada, embora viva no Brasil, sou apaixonada pela Europa! Adoro viajar, adoro descobrir coisas novas, adoro vinho, adoro gastronomia, e, como podem perceber, amo a Itália!!! Considero que a felicidade e viajar estão diretamente relacionados, por isso decidi dividir com vocês as minhas experiências. Espero que gostem!